Descubra insights relevantes nas redes sociais a partir do reconhecimento de fala em áudios e vídeos
O consumo de conteúdo audiovisual nas redes sociais segue em crescimento no Brasil e no mundo: mais de 40% dos brasileiros com acesso a internet já consomem podcasts, e a estimativa é que 23,5% da população mundial passe a ouvir o formato até 2024. Em relação ao consumo de vídeos, estima-se que 99% dos brasileiros assistiram algum tipo de vídeo nas redes sociais ou plataformas de streaming em 2020.
Outra pesquisa recente da Kantar Ibope Media aponta que 31% da população prefere assistir vídeo em streaming acompanhadas, o que denota um comportamento cada vez mais consolidado como hábito social.
Com a demanda crescente, há também a necessidade de apurar e analisar as informações contidas em vídeos e podcasts. Pensando nisso, a STILINGUE desenvolveu o Sonora, uma tecnologia que é parte do módulo Listening e permite “ouvir” áudios e vídeos existentes em publicações do Youtube e Twitter para trazer mais riqueza às análises dentro da sua pesquisa.
Serviços Personalizados: precisa de ajuda para obter relatórios exclusivos para sua análise? Podemos te ajudar! Nosso time de especialistas está pronto para te atender. Entre em contato com o seu Gerente de contas STILINGUE para ter acesso a esse e vários outros serviços.
Novas possibilidades para o Social listening
Assim como outros produtos que utilizam a Inteligência Artificial (IA) STILINGUE, a tecnologia de reconhecimento de fala do Sonora é o que permite transcrever o conteúdo de áudios e vídeos para que sejam transformados em insights sobre marcas e produtos. Isso significa que você terá uma cobertura ainda mais ampla em sua pesquisa ao descobrir menções e influenciadores em potencial que não poderiam ser encontrados de outra forma.
É importante ressaltar que em um primeiro momento o Sonora não é responsável pela coleta das publicações: o papel dessa funcionalidade é atuar sobre os conteúdos em áudio e vídeo já coletados (com base nos grupos da sua Configuração de Pesquisa) e fazer a transcrição desses conteúdos em formato de texto dentro da STILINGUE. Dessa forma, você passa a ter um Setup mais abrangente com melhorias na classificação e análises mais refinadas na sua pesquisa do Listening.
Para que a tecnologia atue corretamente, é necessário que os termos de interesse (como menções a uma marca ou produto) tenham correspondência com os termos existentes nos grupos ou temas da sua Configuração de Pesquisa. Ou seja, uma marca que não esteja configurada previamente em um grupo ou tema não poderá ser identificada pelo Sonora.
Confira a seguir algumas das aplicações que o Sonora oferece:
- Descoberta de menções em vídeos de reviews e comparações: Uma parcela expressiva de produtores de conteúdo (presentes em canais no Youtube, por exemplo) é voltada para a análise e comparação de diversos produtos. Nem sempre a marca ou produto é citada no título ou legenda do vídeo, mas com o Sonora é possível extrair essa informação diretamente do áudio;
- Identificação de influenciadores: Além de encontrar narrativas que mencionem a sua marca ou produto, o reconhecimento de fala do Sonora pode apontar para novos influenciadores - que podem ser produtores de conteúdo em um canal de vídeos ou podcast de grande porte - com potencial para serem embaixadores da marca em uma futura ação;
- Economia de tempo em relação ao conteúdo: monitoramento de crises e campanhas pontuais exige rapidez na análise. A tecnologia do Sonora pode ser um apoio essencial para essas e outras frentes graças ao recurso de spotting, que permite identificar exatamente em que momento uma menção foi feita no vídeo. O tempo para a análise diminui consideravelmente;
- Percepção de marca mais assertiva: Ao trazer insights a partir de uma nova fonte de conteúdo, o Sonora pode mostrar diferentes contextos, tendências e cenários que realmente representam o escopo da sua marca nas redes sociais.
Onde está o Sonora?
A tecnologia que compõe o Sonora está presente dentro do Listening, e pode ser encontrada nos cards de publicações que possuem vídeos. Você pode filtrar as transcrições pela tag “Sonora”, dentro do Filtro de Publicações, e visualizá-las no Mural de Publicações.
As transcrições feitas a partir dos vídeos estão divididas em trechos de 1 minuto. Cada card possui as seguintes informações:
1. Spotting
Informa os intervalos de tempo (de 1 minuto) em que os textos extraídos foram identificados. Dessa forma, se uma marca for citada no vídeo, o tempo será mostrado com a citação.
2. Transcrição
Registro em texto das falas identificadas com o Sonora.
Quais as limitações?
- O Sonora está disponível apenas no Listening e contempla inicialmente publicações do Youtube e Twitter, por questões de compliance. No entanto, é possível customizar a funcionalidade para extrair áudios de podcasts e outros formatos de acordo com a necessidade, como um serviço à parte. Entre em contato com o seu gerente de contas para verificar a possibilidade junto ao time de Professional Services STILINGUE;
- O Sonora não atua em publicações retroativas, mas você pode contratar um serviço específico para transcrever publicações anteriores à ativação;
- As transcrições não incluem pontuação no texto. Isso significa que apenas as palavras do áudio serão extraídas e apresentadas no card;
- A qualidade do áudio e outros fatores como pronúncia e uso de termos estrangeiros podem comprometer a transcrição gerada em alguns casos, sendo que o Sonora foi desenvolvido especificamente para marcas no contexto do português brasileiro e ainda está em fase de evolução.
Como adquirir?
O Sonora é uma funcionalidade de Service Delivery, ou seja, permite personalização a partir da inclusão de outras fontes de áudio proprietárias. Se deseja ter mais informações e obter acesso, entre em contato com o seu gerente de contas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o time de Atendimento ao Cliente pelo chat.